Associação de Estudos Huna

Posts by Antônio Telmo De Toni

Artigos

HUNA KA MANA LOA

Ao recitar o mantra podemos fazer algumas visualizações. Compreendendo que todas as energias e interferências negativas, provem do desequilíbrio entre os elementos que convivem em nosso corpo: fogo, terra, água e ar, ou mais simplesmente entre Uhane e Unihipili.

Assim sendo, devemos visualizar que a infelicidade mental, a raiva, o ódio, o rancor, bem como as negatividades do corpo e da mente, são eliminados em forma de energia escura e opaca, enquanto “expiramos”.

Quando “inspiramos” vamos visualizar que as bênçãos do Aumakua, penetra em nós, em forma de luz branca. Dessa forma, pela respiração profunda e consciente, acompanhada da visualização correspondente, absorvemos a energia equilibrada dos quatro elementos, a divindade da longa vida (mana-loa) e o poder da cura. Assim tornamos nosso corpo e mente muito relaxados. Também podemos entoar o mantra com o objetivo de criar uma proteção ao nosso redor.

Com ele as energias externas são incapazes de nos perturbar e as positivas e internas se expandem. Com isso criamos uma redoma de luz branca radiante, proveniente das bênçãos do eu Superior: Aumakua. Essa energia tem o poder de nos proteger das energias adversas e evitar que a energia positiva interna se escoe. Podemos visualizar também essa luz, entre a musculatura e a pele de todo corpo, enquanto recitamos o mantra:

HUNA KA: guardião ou dono do segredo, o xamã, o que usa os quatro elementos.

MANA LOA: a energia mais elevada, espiritual do Aumakua.

IKE AO NEI: se manifestando neste mundo.


IKE: visão do mundo, visão transcendente da realidade, fé e criação. Para que tenhamos a autocura é preciso sobretudo, que tenhamos fé (paulele: crer sem duvidar) nesta determinação. A benção do mantra é um caminho, uma forma de ajudar e ensinar.

“O mantra é um amigo espiritual, uma boa companhia.”

O uso do mantra torna a mente mais estável, os quatro elementos do corpo se equilibram, então será possível superar com mais facilidade os obstáculos de qualquer situação. – Se temos dificuldade de tomar uma decisão, podemos vocalizar algumas vezes o mantra e algum tempo depois, clarear a decisão. – Ao tomarmos um remédio, floral ou homeopatia, fazendo o mantra, aumentamos o benefício ou poder de cura. Se abençoarmos os remédios que tomamos, vão exercer mais rapidamente sua função de cura. E finalmente vamos considerar que a verdadeira cura e a autocura, a cura da mente é a cura absoluta.

Porque – VOCÊ SÓ RECEBE AQUILO QUE TEM, pois aquilo que você tem se torna uma força magnética, atrai algo semelhante. Tudo que criamos em nós se torna um centro magnético, cria certo campo de energia. E nesse campo de energia as coisas começam a acontecer. Assim, se você quer as bênçãos da existência, deve criar toda a bem-aventurança de que for capaz, deve dar o máximo de si, então uma bem-aventurança multiplicada por mil será sua. Quanto mais você tiver, mais receberá. Quando esse segredo for compreendido, você ficará cada vez mais rico interiormente, sua alegria será cada vez mais profunda. E não há fim para o êxtase — você tem apenas de começar na direção certa.

•••••••••••○○○○○○•••••••••••

AUMAKUA
(EU SUPERIOR)

Pai-EU Superior, AUMAKUA que estais acima e sua centelha em mim! Santificada seja a vossa participação. Venha até meu corpo físico e seja feita a vossa vontade e não a minha e, que ela se faça em todos os níveis, pois me conheces desde a minha primeira respiração! Que o pão do conhecimento me seja oferecido no momento presente e que eu esteja aberto(a) para receber! Perdoai minha falhas e me dê amor para o não julgamento! Permita-me estar em harmonia com a tua presença, assim na terra, meu corpo, como no céu, minha mente!
Aumama!

UNIHIPILI
(INCONSCIENTE)

Querido amigo(a) e companheiro (a), que bom estarmos juntos. Sei que nunca estarei só e seremos parceiros em todos os momentos da vida. Sei que estas sempre ao meu lado, suprindo minhas necessidades, pois levas ao Eu Superior as minhas preces. Tu és o único elo que me liga a ELE. Com tua ajuda será promovida a realização de tudo aquilo que necessito. Sei que tudo é possível e que tu és capaz de realizar coisas incríveis para nós. Juntos podemos ter uma vida farta e tranquila em profunda harmonia com todos a minha volta e com o universo. Aumama!

Nota: o texto acima foi extraído do Boletim Huna, n° 153, edição de abril, maio e junho.

Artigos

MAKIA

A ENERGIA SEGUE O FLUXO DO PENSAMENTO

Corolário: A atenção segue o fluxo energético. Tudo é energia. Utilização do fluxo de energia. Aonde a atenção vai!

Atributo ou Talento: Focalização Desafio: Confusão

Cor: Laranja

Este princípio se refere a como é o fenômeno da energia. Diz-nos que flui naturalmente lá onde colocamos a atenção. Se focarmos a atenção para qualquer parte do corpo, lá se vai o poder automaticamente. O que chama nossa atenção é energizado, então nossos pensamentos frequentes são as que têm mais força e poder, porque eles estão recebendo mais atenção. Como já vimos quando nos referimos os primeiros pensamentos de princípio são energia eletromagnética. Também dissemos que quando eles têm força suficiente, que se manifesta de alguma forma no concreto. Este princípio precisamente percebe que é o processo pelo quais pensamentos toma força e como é o mecanismo pelo qual podemos dar poder a algo. Diz que tudo no foco sustentada atenção, ambos em automaticamente ou voluntariamente e é consciente ou inconsciente, adquire força e prevalência em nossa vida. Se colocarmos a atenção sobre um problema ou desconforto, estas são aumentadas. Se por outro lado, ponha atenção possíveis soluções ou o bem-estar desejado, é o que nós fornecemos.

Assim tudo o que você experiencia em sua vida é criado por seus próprios pensamentos. Você não experiencia nada que não tenha pensado. Na medida em que vibrar/manter teu pensamento atingirás teu alvo! (A energia segue teu pensamento na capacidade que tenhamos de manter a vibração/intensidade).

COM SEUS PENSAMENTOS VOCÊ CRIA A SUA VIDA!

Nós podemos, como o Criador, gerar pensamentos. Pensamentos e visualizações criam energias que se irradiam pelo universo e refletem-se de volta a seu criador, ou seja, você. A energia é neutra e vai para onde você a mandar. É uma questão pessoal dirigir seu poder (ENERGIA) de uma maneira construtiva, agradável, não só para si próprio, mas também para os outros. Pensamentos são coisas (entidade) compostas por vibrações. Essas vibrações são como as ondas pulsantes que irradiam energia. Quando o pensamento nasce, a onda de energia se espalha. Ela continua a fluir da mente do indivíduo enquanto ele permanecer focalizado. Depois de criado, um pensamento permanece e age como um ser vivo pulsante. Pode ser bem pequeno ou muito grande, dependendo do poder (FOCO) que lhe empresta.

Artigos

O Jardim de Tiki

Introdução ao Jardim

Huna ensina que cada aspecto de nossa experiência exterior tem sua
contrapartida no pensamento, e que cada um destes pode influenciar o outro. Em outras palavras, seus pensamentos refletem sua experiência e sua experiência reflete seus  pensamentos. Desde que mude sua experiência você pode mudar seus pensamentos, assim, mudando seus pensamentos, você pode mudar a sua experiência.

O Jardim de tiki (waena) é uma maneira de organizar seus pensamentos em um padrão específico que lhe dá novos insights sobre a sua experiência presente. Também serve como uma ferramenta de mudança e crescimento. O próprio nome, tiki, é uma descrição completa o que ele pode fazer; waena significa jardim ou centro, um lugar de crescimento e uma forma de centralização.

A imagem, como você já deve ter adivinhado, é a de um jardim, o seu próprio
lugar, local isolado que é tão único como a sua própria identidade. Para formá-lo, você pode recorrer à memória de um lugar que você visitou fisicamente, a memória de imagens ou descrições de um jardim que você gosta ou pode inventar o seu próprio. Na prática, a maioria das pessoas usa uma combinação destes, geralmente começam permitindo que o subconsciente chegue com uma imagem de um jardim completamente criado.

Instituindo o Jardim

Estabelecer um jardim de tiki é tão fácil como sonhar acordado. Tudo o que você realmente tem que fazer é pensar em um jardim, deixar aparecer na sua imaginação, modificá-lo conscientemente se você quiser, e tornar a experiência o mais real possível. Mesmo que você não se sinta muito relaxado para começar o processo, ficar imaginativamente envolvido no jardim vai relaxar você.
Hipnose formal ou meditação formal não são necessárias, mas elas podem ser úteis para ajudar você a relaxar e focar a sua atenção. Ter alguém para guiá-lo através do processo, também pode ser útil, mas isso não é necessário. O importante é fazer e não como fazê-lo. Use o que funciona.

Se você sente que não é muito visual, a prática com o jardim vai ajudá-lo a
desenvolver essa capacidade. No entanto, a capacidade de visualizar mentalmente não é um fator crítico. Não importa se suas primeiras tentativas de “ver” o jardim produzam apenas contornos difusos ou vagos, ou mesmo nenhum aspecto visual. Imaginação completa inclui som, tato, olfato, paladar e sensação emocional. Se a sua imaginação ainda não está bem desenvolvida visualmente, ele certamente será de outras formas.
No início desta prática, uma boa ideia para fazer este exercício é ficar sozinho,
enquanto sentado ou deitado, em um lugar calmo onde você não será perturbado (a menos que alguém esteja ajudando você através do processo). Depois de alguma prática você vai sentir-se capaz de fazer a qualquer momento em qualquer lugar. Não importa se seus olhos estão abertos ou fechados – algumas pessoas acham mais fácil de uma maneira, alguns de outra – mas eu gostaria de sugerir o desenvolvimento da habilidade de fazer as duas formas .

Para aqueles que gostariam de uma técnica padrão para a criação e reprodução do jardim, a seguinte tem sido utilizada, com sucesso, por muitos.

  1. Respire fundo, feche os olhos e relaxe. Pense em um jardim, deixe uma imagem ou ideia dele formar-se na sua mente, mesmo que ainda não esteja clara. Se você deseja, imagine-se viajando para o jardim de alguma forma.
  2. Concentre sua atenção para ver três coisas no jardim, tão claramente quanto você possa (como uma flor, uma fonte, e uma árvore); ouça três coisas (como um pássaro, água corrente, e o farfalhar das folhas); toque três coisas (como o chão debaixo dos seus pés, uma pétala, e um punhado de solo). Você também pode adicionar sabor e cheiro, se quiser.
  3. Agora explore o seu jardim. Descubra que tipos de plantas estão crescendo lá; verifique seu estado e o do solo; examine o abastecimento de água; note como o jardim está organizado; esteja ciente de qualquer outra coisa de interesse. Neste momento você pode usar o jardim da maneira que quiser. Você pode achar que é útil estabelecer um ponto de referência de algum tipo – uma fonte, uma planta em particular, ou uma estátua – use como um marco interior para que você possa voltar rapidamente ao jardim, a qualquer momento.
  4. Quando você tiver terminado de criar o jardim, gere uma emoção forte, positiva, abençoe o seu jardim, volte para a consciência do seu corpo físico, respire fundo e abra os olhos.

Usando o Jardim

Aqui estão algumas maneiras práticas de usar o jardim de tiki:
Relaxamento – Sempre que se sentir nervoso ou tenso, tire um tempo e vá para o seu jardim como uma espécie de “miniférias”. Dê-se algum tempo em seu jardim para fazer o que quiser para relaxar (eu gosto de apenas ficar deitado numa rede). Estar lá com todos os sentidos. Em alguns momentos ou minutos o seu corpo físico vai refletir o relaxamento do ambiente do jardim de tiki.

Artigos

O que é Mana

“Mana” é um conceito fundamental na cultura havaiana e em outras culturas polinésias. Refere-se à energia espiritual ou vital que permeia todas as coisas. É uma força sagrada e poderosa que pode ser encontrada na natureza, nos seres humanos e em objetos inanimados. Acredita-se que o mana possa ser transmitido, acumulado e usado para diversos propósitos, como cura, proteção, sucesso e equilíbrio espiritual. Na tradição havaiana, captar “mana” é conectar-se conscientemente com essa energia e utilizá-la de maneira positiva e respeitosa.

Na cultura havaiana, o conceito de “mana” é centrado em muitos aspectos da vida cotidiana e das tradições espirituais. Aqui estão alguns pontos adicionais sobre o mana:

  1. Origem Divina: O mana é frequentemente considerado uma dádiva dos deuses ou uma manifestação da vontade divina. Acredita-se que ele flua através de todas as coisas e seres, conectando-os uns aos outros e ao divino.
  2. Respeito e Responsabilidade: Devido à sua natureza sagrada, o mana é tratado com grande respeito e responsabilidade. Aqueles que possuem grande quantidade de mana, como líderes espirituais ou chefes, são encarregados de usá-lo para o bem da comunidade e de maneira ética.
  3. Transmissão e Herança: O mana pode ser transmitido de uma pessoa para outra, muitas vezes através de linhagens familiares ou rituais especiais. Além disso, certos objetos e locais podem ser considerados especialmente carregados de mana e passados de geração em geração.
  4. Manifestações na Natureza: Na natureza, o mana pode ser encontrado em lugares especiais, como montanhas sagradas, cachoeiras, florestas antigas e recifes de coral. Animais, plantas e elementos naturais também são vistos como portadores de mana.
  5. Uso em Práticas Espirituais: Na prática espiritual havaiana, o mana é invocado e utilizado em cerimônias, rituais de cura, proteção e manifestações de poder espiritual. Através de cânticos, danças e oferendas, os praticantes buscam se conectar com o mana e canalizá-lo para alcançar seus objetivos espirituais.

Em resumo, o mana é uma força espiritual e sagrada que permeia a cultura havaiana, influenciando crenças, práticas religiosas e o relacionamento das pessoas com o mundo ao seu redor.

Notícias

A Associação de Estudos Huna está de aniversário (25/01)

Transcrição do primeiro editorial do Boletim Huna:

Associação de Estudos Huna no Brasil – Abril de 1987 Ano I – n° 01 EDITORIAL (Para a futura história da Huna no Brasil)

Em 25 de janeiro de 1987, em Campinas, São Paulo, na residência do casal Kook Weskott (Jens e Ingrid), nasceu a Associação de Estudos Huna, com a presença de vinte e uma pessoas. Lá também foi empossada a primeira diretoria, assim constituída: Presidente de Honra: Dr. Juan Alfredo Cesar Müller, psicólogo, residente em São Paulo, SP; Presidente: Ceres Elisa da Fonseca Rosas, professora, residente em Canarana, MT; Vice- Presidente: Jens Kook Weskott, economista, residente em Campinas, SP; Secretário: Sérgio Guimarães Pereira Jr., administrador de empresas, residente em São Paulo, SP; Tesoureiro: Geraldo Fonseca Rosas, astrólogo, residente em Canarana, MT. Na realidade, há muito mais tempo a Huna já era conhecida no Brasil. Em 1961 o grupo editorial Munismo Ltda., publicou o primeiro livro de Max Freedom Long em português, “Milagres da Ciência Secreta”, que se esgotou há longos anos, mas que muitos leram através de cópias cedidas pelos privilegiados que detém o original. Em 1975 iniciei meus contatos com a Huna Research Inc., através de endereço fornecido pelo Dr. J. A. C. Mülller, que havia se correspondido com o próprio Max Freedom Long. Adquiri as recém publicadas “Cartas sobre Huna” e solicitei permissão para traduzi-las, o que me foi graciosamente cedido pelo autor e sucessor de MFL, Dr. E. Otha Wingo. Começamos a estudar as cartas em 26.01.1975, quando realizamos a primeira reunião oficial de estudos da Huna, na casa do médico oftalmologista Dr. Mário Ribeiro do Valle, já falecido, e de sua esposa, Dra. Maria José do Valle, com a presença de várias pessoas interessadas neste estudo. O grupo reuniu-se por algum tempo até que se dissolveu. A Huna atingiu um estado de hibernação por algum tempo. Em 1981 mudamos da capital de SP para Canarana, MT, e aqui iniciamos um pequeno grupo de estudos de Huna, em 1985. Em 1984 surgiu uma troca de correspondência com Jens Kook Weskott, de Campinas, SP, e através do trabalho dele e de sua esposa, bem como do dedicado Jorge Vandesmet Bérard e sua esposa Glória, começou o grupo de estudos a reunir-se na Escola Christni, em 6 de julho de 1984. Em maio de 1985 tive o prazer de receber o primeiro exemplar das “Cartas”, volumes 1 e 2, impresso sob o patrocínio do grupo de Campinas, especialmente do Jens, Jorge e Paulo Albuquerque. Desde então, muitas pessoas têm lido as Cartas e algumas têm se interessado em seguir a orientação Huna em sua vida. Atualmente estamos aguardando um editor para publicar “Crescendo na Luz”, de Max Freedom Long, e que mais pessoas se filiem a nossa Associação, a fim de que possamos tornar mais freqüente a emissão do jornalzinho que hoje estréia, com a colaboração da Prefeitura Municipal de Canarana. Gostaríamos que todos aqueles que têm tido experiências e obtido resultados através do método Huna de prece-ação, nos escrevessem narrando sua história, a fim de que possamos divulgá-la, para servir de estímulo a todos os que estejam desejosos de “crescer na Luz”.
Na Luz Huna!

Ceres Elisa da Fonseca Rosa