Associação de Estudos Huna

Artigos

O Poder Mais Poderoso da Mente

por Serge Kahili King
do texto original “The Most Powerful Power of the Mind
Tradução de Cassio Davi Emer

A mente tem muitos poderes, mas do meu ponto de vista o que torna todos os outros eficaz é o poder de concentrar seus pensamentos. Pensamentos focados são o que fazem as coisas acontecerem.

Permita-me tornar isso mais claro. Pensamentos não fazem as coisas acontecerem. Pensamentos focados são o que fazem as coisas acontecerem.

Se fossem apenas os pensamentos que fizessem as coisas acontecem, a vida seria puro caos. Eu sei que algumas pessoas pensam que já é, mas elas não sabem o que é o caos. Imaginem os pensamentos de cerca de 6 bilhões de pessoas, todos tornando-se realidade ao mesmo tempo. Isso seria o caos.

O fato é que tudo relacionado à atividade humana – agricultura, vestuário, máquinas, tecnologia, jogos, edifícios, estradas e até mesmo, infelizmente, a guerra – é resultado de pensamento focalizado. Então, a primeira coisa a saber é que os pensamentos focados são o que fazem as coisas acontecerem. A segunda coisa a saber é como isso realmente ocorre.

Você pode ter me ouvido dizer muitas vezes que a energia flui para onde a atenção vai. Pensamentos focados concentram a energia, e energia move energia.

Aqui está um exemplo do que quero dizer. Quando o vento se move através do oceano em uma direção ele cria ondas, e essas ondas se movem através do oceano até chegarem a terra. Quando as ondas chegam a terra, são grandes o suficiente e continuam por tempo suficiente, elas mudam a terra, realmente a alteram fisicamente.

Vamos usar outro exemplo. Quando o sol brilha sobre a água, a água aquece, evapora, sobe para o céu e se torna chuva. Quando a chuva chega a terra ela se transforma em rios que mudam a terra, permitem que as plantas, os animais e os seres humanos vivam, e podem ser usados por seres humanos para criar outras formas de energia.

Para dar sentido a meus exemplos, pense no vento ou o sol como sendo pensamentos focados, na água como sendo a energia emocional, e na ação da água sobre a terra como sendo causada pela reação de energia física à energia emocional. Para colocar de forma muito simples, pensamentos geram ondas mentais que influenciam ondas emocionais que influenciam ondas físicas que resultam em experiência física.

Em termos de saúde, pensamentos causam emoções que causam reações físicas que podem resultar na saúde ou na doença, dependendo do grau de foco dos pensamentos e da força e duração das emoções. As reações físicas podem ser estresse causando resistência que inibe o processo de cura natural, ou relaxamento e ação que estimula o processo de cura.

Em termos de relacionamentos, pensamentos sobre outras pessoas podem causar emoções de medo e raiva ou de amor e compaixão que podem causar reações físicas de evasão e violência ou conexão e cooperação.

Você poderia examinar qualquer outra área do empenho humano e ver a mesma coisa acontecendo. As pessoas não tomam ações físicas até que elas sejam levadas a fazê-lo por emoções que são geradas por pensamentos.

Agora, a terceira coisa a saber sobre o pensamento focado é que seu poder de fazer as coisas acontecerem é em parte dependente do grau de foco e da duração do foco.

O grau de foco – também chamado a clareza do foco – significa simplesmente decidir claramente o que você quer. Observe que eu disse decidir, não saber. Muitas pessoas afirmam que elas não sabem o que querem. Parte disso é devido ao medo de cometer um erro e parte devido a esperar que o saber venha de fora de si mesmo. O medo de cometer um erro assume um nível de clarividência – saber de antemão que resultado terá – que é extremamente raro na raça humana. Esperar que o saber venha de fora de si é apenas uma negação do próprio poder. Você tem que escolher o que quer para que a coisa funcione.

A duração do foco significa foco sustentado. Isso não tem que significar um foco que exclui qualquer outro tipo de foco. Lembre-se, uma onda, até mesmo uma onda de pensamento, tem que ter altos e baixos de existir como uma onda. O vento se move em ondas, bem como os objetos físicos, embora costumemos chamar de vibração. Um foco sustentado é como uma ondulação do oceano que carrega consigo muitas outras ondas. Basta assistir a uma ondulação do oceano ou até mesmo surfar e você verá todo tipo de ondas menores sobre ela. Você pode ter um foco sustentado em terminar uma tarefa ou atingir um objetivo e ainda ter tempo para esticar seus músculos, beber ou comer alguma coisa, ou coçar um comichão. Um foco sustentado é aquele que não é esquecido rapidamente. Nós podemos ter um foco sustentado em algo como saúde, riqueza e felicidade e ainda ter tempo para trabalho, diversão, criatividade e muitas outras coisas.

A forma mais simples para manter seu foco é tornar o objetivo do seu foco muito importante. Quanto mais importante você o torna, por mais tempo você pode manter o foco. E a maneira de tornar o objetivo importante é decidir que ele é importante. Se você decide duvidar da sua importância, você enfraquece o foco e o efeito do foco. A clareza e duração do pensamento focado pode ser canalizada por palavras significativas, como afirmação e instruções, e pela imaginação intencional de como você irá fazer alguma coisa e que resultado você deseja.

Finalmente, a quarta coisa que afeta o seu foco é o nível de energia que você adiciona a ele. A energia mental por si só não é muito forte. Pensamentos aleatórios, pensamentos desinteressados, e até mesmo pensamentos focados que não despertem emoções em algum grau têm pouco ou nenhum efeito sobre o mundo, a menos que coincidam com pensamentos focalizados de outra pessoa. O verdadeiro poder do pensamento focalizado vem da quantidade de energia emocional e físico que ele gera. No entanto, existe uma maneira de aumentá-lo ainda mais.

Algumas pessoas acham isso fácil, e algumas acham que é muito desconfortável, mas um jeito de fazê-lo é ampliar intencionalmente a energia emocional e física. Você pode usar palavras e imaginação para ajudá-lo a ficar animado e fortalecer a sua determinação. Você não precisa esperar ficar animado e determinado. Você pode agir de forma animada e determinada até que você se sinta mais animado e determinado. Isso aumenta drasticamente a eficácia de seus pensamentos focados, mas só funciona se você estiver disposto a fazê-lo. Você também pode amplificar a energia física, colocando toda a sua atenção no que você está fazendo enquanto você está fazendo, e fazê-lo com tanta habilidade quanto você puder reunir.

Você não tem que usar o poder mais poderoso da mente. Não é um requisito. Mas ele está lá para ajudá-lo a tornar-se mais eficaz em qualquer coisa que você escolher.

Para colocar a coisa toda em havaiano poderíamos dizer:

‘Upu ke ali’i, hana ka ukali
Pensamento contínuo é o chefe, a ação é o seguidor.

Deixe um comentário