O Símbolo da Associação Huna

Símbolo

O símbolo Huna acima traz as seguintes palavras: Huna, Ka, Mana Loa, Ike, Ao, Nei, sendo que a tradução de cada uma das palavras é:

– Huna – secreto, oculto, confidencial e encoberto.
– Ka – artigo usado antes dos substantivos, com o significado de o, os.
– Mana Loa – Poder Supremo, intenso, grande, onipotente e todo poderoso.
– Ike – como verbo significa – saber, ver sentir, cumprimentar, reconhecer, perceber, estar ciente, receber revelações dos deuses; como substantivo significa – conhecimento e percepção.
– Ao – luz, dia; despertar de um sonho, visão. Ensinar, instruir, esclarecer e conscientizar. Mundo, Terra, reino. Ser cuidadoso e observar.
– Nei – passado.

Foi desenhado para a “Huna Research Inc.”, por John B. Bainbridge, de Hollywood, Califórnia. Muitos membros da Huna foram consultados, inclusive um antiquário, Charles W. Kenn, que sugeriu o lema. As cores foram introduzidas pela Associação de Estudos Huna do Brasil.
O desenho representa os elementos da Huna. O ser humano esquematizado, sem sexo definido, foi adaptado de um petroglifo da Ilha do Havaí que representa o corpo físico. Está envolvido pelo corpo-aka.
Os três semicírculos do arco-íris têm um significado triplo:
Representam o Aumakua, o uhane e o unihipili, assim como os três níveis de energia: mana, mana-mana e mana-loa. Sugere, além disso, que quando você não o persegue, ele o segue.

A videira representa o cordão-aka que une os três eus e uma pessoa à outra. As memórias são arquivadas nos cachos de uva do unihipili como formas-pensamentos e emitem cordões-aka responsáveis pelo envio do quadro da prece-ação ao Eu Superior.

Os círculos em volta do desenho simbolizam o uhane e o Aumakua com seus corpos-aka, bem como o universo pessoal e o cosmos.

Sua reprodução em cores será em vermelho e amarelo (dourado), que são as cores da realeza havaiana.

Entre os círculos externos e internos, na parte superior do desenho, o lema “HUNA KA MANA LOA” significa: “o conhecimento oculto de grande poder”.

Na parte inferior outro lema “IKE AO NEI”, que significa: “antigas revelações divinas para o mundo”.

A união dos dois lemas havaianos sincreticamente significam:

1) “Os conhecimentos ocultos de grande poder são antigas revelações divinas para o mundo”.

2) “Antigos conhecimentos divinos ocultos, revelados para o mundo”.

Pesquisa efetuada por Maria Therezinha Mendes de Melo

O Conhecimento dos Segredos da Vida