Associação de Estudos Huna

Artigos

Prana = Mana, Para-prana = Mana-Loa

Assim como o Mana, o Prana é a energia vital que flui de sistemas planetários distantes, incorporando-se ao nosso próprio sistema planetário, uma dádiva radiante do nosso sol dourado. Esse fluxo solar, semelhante a uma “chuva de ouro”, encharca nosso planeta, alimentando a vida em suas diversas formas.

Nosso chakra da coroa, receptor sagrado, recebe parte desse Prana. Em preces Huna, como a Koonohi Ula okalá, invocamos o “Olho do sol vermelho”, uma expressão poética que fala do sol e seu poder vital.

A energia Mana-Loa, proveniente desse Prana, permeia o ambiente, mistura-se no Éter, banha as árvores, contribui para a vitalidade dos animais, funde-se nas águas e repousa nas pedras. Assim como o ser humano transmuta Prana em Para-prana, outras formas da natureza também o transformam em suas próprias manifestações, como o “Sulfan” dos animais, o “Polian” das plantas, o “Tribifus” da água e o “Lápitus” das pedras.

Algumas formas da natureza apenas recebem, enquanto outras praticam a arte da doação, como as flores que exalam seus perfumes para atrair agentes polinizadores. Cores e sons também seguem essa dinâmica. Essa combinação de forças, condensada no ser humano, que compreende a interconexão entre todas as coisas, permite-nos receber e compartilhar as energias da natureza.

Embora existam diferenças de desenvolvimento entre os seres, é possível equalizar a pranificação refinando os sentidos, a respiração e a palavra, sendo esta última o sentido mais evoluído. O Para-prana, absorvido pelo chakra coronário, percorre os centros energéticos, seguindo o curso dos pensamentos e sentimentos.

No plexo solar, o medo e o julgamento podem obstruir o livre fluxo do Prana ou Mana, contribuindo para diversas enfermidades. A natureza se apresenta como a melhor fonte de Para-prana ou Mana-Loa, e ao nos conectarmos a ela, especialmente nas copas das árvores e nas brisas marinhas, revitalizamos nossas energias.

Em consonância com as palavras de Paracelso, entendemos que “O CAMINHO DA SABEDORIA É O COMEÇO DO SABER SOBRENATURAL”, pois ao compreendermos e respeitarmos a dança energética da vida, abrimos portas para o conhecimento além do ordinário.

1 Comentário Prana = Mana, Para-prana = Mana-Loa

Deixe um comentário