Associação de Estudos Huna

Artigos

O Jardim de Tiki

Introdução ao Jardim

Huna ensina que cada aspecto de nossa experiência exterior tem sua
contrapartida no pensamento, e que cada um destes pode influenciar o outro. Em outras palavras, seus pensamentos refletem sua experiência e sua experiência reflete seus  pensamentos. Desde que mude sua experiência você pode mudar seus pensamentos, assim, mudando seus pensamentos, você pode mudar a sua experiência.

O Jardim de tiki (waena) é uma maneira de organizar seus pensamentos em um padrão específico que lhe dá novos insights sobre a sua experiência presente. Também serve como uma ferramenta de mudança e crescimento. O próprio nome, tiki, é uma descrição completa o que ele pode fazer; waena significa jardim ou centro, um lugar de crescimento e uma forma de centralização.

A imagem, como você já deve ter adivinhado, é a de um jardim, o seu próprio
lugar, local isolado que é tão único como a sua própria identidade. Para formá-lo, você pode recorrer à memória de um lugar que você visitou fisicamente, a memória de imagens ou descrições de um jardim que você gosta ou pode inventar o seu próprio. Na prática, a maioria das pessoas usa uma combinação destes, geralmente começam permitindo que o subconsciente chegue com uma imagem de um jardim completamente criado.

Instituindo o Jardim

Estabelecer um jardim de tiki é tão fácil como sonhar acordado. Tudo o que você realmente tem que fazer é pensar em um jardim, deixar aparecer na sua imaginação, modificá-lo conscientemente se você quiser, e tornar a experiência o mais real possível. Mesmo que você não se sinta muito relaxado para começar o processo, ficar imaginativamente envolvido no jardim vai relaxar você.
Hipnose formal ou meditação formal não são necessárias, mas elas podem ser úteis para ajudar você a relaxar e focar a sua atenção. Ter alguém para guiá-lo através do processo, também pode ser útil, mas isso não é necessário. O importante é fazer e não como fazê-lo. Use o que funciona.

Se você sente que não é muito visual, a prática com o jardim vai ajudá-lo a
desenvolver essa capacidade. No entanto, a capacidade de visualizar mentalmente não é um fator crítico. Não importa se suas primeiras tentativas de “ver” o jardim produzam apenas contornos difusos ou vagos, ou mesmo nenhum aspecto visual. Imaginação completa inclui som, tato, olfato, paladar e sensação emocional. Se a sua imaginação ainda não está bem desenvolvida visualmente, ele certamente será de outras formas.
No início desta prática, uma boa ideia para fazer este exercício é ficar sozinho,
enquanto sentado ou deitado, em um lugar calmo onde você não será perturbado (a menos que alguém esteja ajudando você através do processo). Depois de alguma prática você vai sentir-se capaz de fazer a qualquer momento em qualquer lugar. Não importa se seus olhos estão abertos ou fechados – algumas pessoas acham mais fácil de uma maneira, alguns de outra – mas eu gostaria de sugerir o desenvolvimento da habilidade de fazer as duas formas .

Para aqueles que gostariam de uma técnica padrão para a criação e reprodução do jardim, a seguinte tem sido utilizada, com sucesso, por muitos.

  1. Respire fundo, feche os olhos e relaxe. Pense em um jardim, deixe uma imagem ou ideia dele formar-se na sua mente, mesmo que ainda não esteja clara. Se você deseja, imagine-se viajando para o jardim de alguma forma.
  2. Concentre sua atenção para ver três coisas no jardim, tão claramente quanto você possa (como uma flor, uma fonte, e uma árvore); ouça três coisas (como um pássaro, água corrente, e o farfalhar das folhas); toque três coisas (como o chão debaixo dos seus pés, uma pétala, e um punhado de solo). Você também pode adicionar sabor e cheiro, se quiser.
  3. Agora explore o seu jardim. Descubra que tipos de plantas estão crescendo lá; verifique seu estado e o do solo; examine o abastecimento de água; note como o jardim está organizado; esteja ciente de qualquer outra coisa de interesse. Neste momento você pode usar o jardim da maneira que quiser. Você pode achar que é útil estabelecer um ponto de referência de algum tipo – uma fonte, uma planta em particular, ou uma estátua – use como um marco interior para que você possa voltar rapidamente ao jardim, a qualquer momento.
  4. Quando você tiver terminado de criar o jardim, gere uma emoção forte, positiva, abençoe o seu jardim, volte para a consciência do seu corpo físico, respire fundo e abra os olhos.

Usando o Jardim

Aqui estão algumas maneiras práticas de usar o jardim de tiki:
Relaxamento – Sempre que se sentir nervoso ou tenso, tire um tempo e vá para o seu jardim como uma espécie de “miniférias”. Dê-se algum tempo em seu jardim para fazer o que quiser para relaxar (eu gosto de apenas ficar deitado numa rede). Estar lá com todos os sentidos. Em alguns momentos ou minutos o seu corpo físico vai refletir o relaxamento do ambiente do jardim de tiki.

Deixe um comentário