Associação de Estudos Huna

Artigos

Como Esperar O Melhor – E Conseguir!

por Serge Kahili King
do texto original “How To Expect The Best – And Get It!
Tradução de Cassio Davi Emer

Uma expectativa é geralmente descrita simplesmente como uma crença de que algo vai acontecer, seja negativo ou positivo.

Algumas pessoas têm medo de expectativas negativas porque elas pensam que ter tais pensamentos farão com que coisas ruins aconteçam. Pareceria que essas pessoas acreditam que pensamentos são tremendamente poderosos. No entanto, as mesmas pessoas geralmente acreditam que pensamentos positivos não têm muita, se tiverem alguma força.

Algumas pessoas têm medo de expectativas positivas porque elas temem se desapontar quando essas expectativas não se realizam. Se você cavar fundo verá que essas pessoas geralmente acreditam que as expectativas positivas na verdade fazem com que coisas ruins aconteçam.

Agora, é um fato que para muitas pessoas as expectativas positivas não funcionam do jeito que elas querem. E isso faz com que se sintam decepcionados, o que significa sentir-se mal. E elas ficam com medo de se sentirem mal, então tentam não ter qualquer expectativa positiva.

Mas expectativas não causam sentimentos ruins, e o fato das coisas não acontecerem do jeito que você quer, não causa sentimentos ruins. Maus sentimentos como decepção vêm de não gostar da forma como as coisas terminaram e ficar louco com isso. E isso é uma escolha.

No entanto, esta não é uma conversa sobre como não se sentir decepcionado. É sobre como usar expectativas positivas de forma eficaz. Uma expectativa positiva é um desejo de que algo bom aconteça. Para simplificar as coisas eu vou falar sobre o caminho 10%, o 50%, e o caminho 100% para fazer isso.

O caminho 10% é ser muito específico sobre o que você quer, usar todos os meios que você possa imaginar para manter o foco no que você quer, fazer o que puder para manter sua motivação alta, e considerar qualquer desvio de sua intenção como uma falha. Se você fizer isso, cerca de 10%, ou talvez mais, do que você quer provavelmente vai acontecer. Isso na verdade é muito bom, mas muita gente estraga deslocando sua atenção para o fracasso em vez de refinar ou redefinir o seu foco.

O caminho 50% é fazer a mesma coisa com foco e motivação, mas não ser tão específico sobre o que você quer. Isso pode significar ser mais genérico, como querer um bom carro em vez de querer um modelo e estilo específico, ou ser mais adaptável quanto ao que você quer, como querer uma casa de três quartos em Malibu e aceitar uma em San Diego, ou ser mais adaptável sobre quando você quer, como estar disposto a esperar um ano ou mais até que o que você quer se torne disponível.

Outra parte importante desse caminho é não ter medo de não conseguir o que você quer. Quando parecer o caso, simplesmente mude seus planos. Se você fizer tudo isso, cerca de 50%, ou talvez mais, do que você quer provavelmente vai acontecer.

O caminho 100% requer uma mudança de perspectiva. Por exemplo, em vez de focar no que você quer, você se concentra na expectativa geral de que coisas boas estão prestes a acontecer, sem definir o que essas coisas boas têm que ser.

Isso não impede você de pensar e planejar coisas boas específicas, mas seu foco está em esperar o bem, não importa o quê. E em vez de construir um alto grau de energia de desejo motivacional, você constrói um alto grau de energia de satisfação.

“Energia de satisfação” precisa de algumas explicações, porque a maior parte das pessoas nunca ouviu falar ou pensou nisso. Energia de satisfação vem do grau de prazer que você tem ao ver, ouvir, fazer, sentir e imaginar o que você gosta. O nível de excitação é uma medida do nível de energia que alimenta a sua expectativa de um bem maior. Uma metáfora decente seria a de transformar-se em um poderoso ímã para o bem.

Junto com os aspectos de foco e energia desse caminho, você deve ir além da adaptabilidade ao reconhecer o bem, buscar o bem, e até mesmo encontrar uma maneira de criar o bem a partir de tudo o que acontece. Nesse caminho, portanto, coisas ruins nunca acontecem. Coisas que você não gosta podem acontecer, mas quando acontecem você as usa como uma oportunidade para aumentar o bem, em si mesmo ou no mundo.

Se você fizer isso, cerca de 100%, talvez um pouco menos, do que você quer (coisas boas) provavelmente vai acontecer. E se não acontecer, bem, mesmo 75% seria ótimo.

Para seu interesse geral, aqui estão as palavras para “esperar” em havaiano:
Mahu’i – adivinhar, supor, suspeitar, imaginar (hu’i também significa “uma prece”)
Kuhi – adivinhar, supor, desconfiar, imaginar (kuhi também significa “apontar para alguma coisa”)
Mana’o – ideia, crença, opinião, intenção, desejo, necessidade (expectativa positiva)
Mana’olana – esperança, confiança (expectativa positiva sem preocupação)
Kakali – esperar, tardar, demorar, protelar, hesitar (expectativa negativa)

Deixe um comentário