Associação de Estudos Huna

Artigos

Espiritualidade e Auto-cura

por Horácio Frazão (adaptado)

O corpo possui uma natureza RECRIATIVA, a cada momento temos a possibilidade de reconstruir e reorganizar esse sistema.
Pela auto-consciência ampliamos a interação na Teia da Vida.
A consciência tem vários ângulos e um deles é o espírito, que viaja na evolução, tendo a experiência psíquica: o tempo.
A busca de maior integração com a essência ou o centro do espírito, permite que a consciência Superior se experimente em diferentes ângulos, tangenciando a vida, para conhecer a verdadeira essência.
“A consciência se experimenta através de nós e nós nos experimentamos através da consciência.”
Como princípio de potencialidade a consciência permeia tudo, fora e dentro do espaço-tempo.
A totalidade que é TUDO, penetra no espaço-tempo, manifestando-se em um número infinito de maneiras de percepção. Sendo assim, a consciência não possui localização definida, estando em tudo ao mesmo tempo.
A mente é a interface que permite a orientação e organização da expressão do espírito, dentro do espaço-tempo.
Conscientizar é movimentar e abrir a percepção, isto é, aumentar o raio de ação e de manifestação.
Quanto maior a percepção, maior o “poder”.
Enquanto individualidade, detemos uma conjuntura espiritual de potenciais de ação (emoção) e a partir disso somos impelidos a agir, ou seja, expressar-se.
Pela ação, expressão, ato de “escolha”, podemos detectar e ordenar esses potenciais em conhecimento, nos tornando mais auto-conscientes.
Esse processo é a base para a “sabedoria”: a compreensão da emoção a partir da observação da experiência, gerada pela “emoção”.
É pela expressão da individualidade que materializamos a existência, procurando compreender cada vez mais esta fantástica equação: A Consciência.

ENERGIA e INFORMAÇÃO:

A consciência, por si mesma, detém todas as possibilidades, correlacionando-as infinitamente, assim podemos ampliar o modelo da consciência a partir de uma nova perspectiva, o campo de possibilidades.
Em termos científicos, esse campo seria o manancial que contém o potencial total das leis naturais, um CAMPO UNIFICADO. O manancial de toda criação, o Princípio Superior, coincidentemente, a mesma descrição dos registros e textos antigos.
A informação oriunda da consciência desse campo de potenciais, estabelece sistemas para a organização coerente no espaço-tempo e na matéria, cada espírito desenvolve um conjunto de metas-sistemas, resultando numa espécie de parafisiologia.
A consciência gera um potencial de energia, estabelecendo uma conjuntura de informações, que chamamos de CODE – Consciência Original Desdobrada de Energia, é uma espécie de código genético transcendental. Representa a assinatura e característica indelével de cada espírito e todas as possibilidades de experiência. Esse código determinará a manifestação e a orientação do espírito, podendo ser dinamizado e ativado de maneira crescente. “Nós somos aquilo que pensamos. Com nossos pensamentos criamos o mundo”. (Buda)
Por trás de todo pensamento temos a mente, como uma extensão do espírito que rege o corpo.
É incrível pensar que a partir da geração de pensamentos, temos respostas bioquímicas e neuroquímicas complexas no corpo.
Podemos então entender que o funcionamento global do indivíduo, depende de seus pensamentos, no teor das informações desdobradas de seu aspecto mais profundo: a consciência.
Temos em nós a tendência natural de auto-regulação, tanto psiquicamente, quanto organicamente.
Nos recuperamos emocionalmente de um momento desconfortável, superamos uma dor física e temos o incrível fenômeno de reconstituição tecidual e da renovação celular, demonstrando que o corpo porta recursos de se auto-regular e se renovar. Mas o que acontece quando adoecemos e muitas vezes perpetuamos o estado anti-natural chamado “doença”?
Enquanto espíritos, transmitimos para o corpo o potencial natural de auto-cura. Esse potencial visa manter sempre a Homeostase Integral (H.I.) – o equilíbrio dinâmico entre espírito-mente-corpo.
A emoção é um reflexo da reação espiritual, se o espírito reagir de forma intensa e errática, e mandar informações que desorganizam, leva à doença.
Daí que temos a “emoção” como fator de “ordenar o caos” em nossos sistemas.
Quando o espírito perde a capacidade de controlar as emoções, todo o sistema físico passará a responder a esse descontrole.
Programamos nossas células a partir de “moléculas de emoção”.

COMO NOS CURAMOS?

Se a doença é um estado anti-natural, a saúde é um reflexo natural da condição intrínseca de Homeostase Integral.
É mais fácil, em tese, restabelecer a Homeostase do que desenvolver uma doença, uma vez que o organismo porta naturalmente o potencial de auto-regulação.
Podemos partir de um condicionamento emocional: programar o organismo para que se mantenha saudável.
Auto-cura significa: estar livre de condicionamentos emocionais que aprisionam o “poder de expressão do espírito”. Significa estar livre de reações programadas. (Modelo Organizador Biológico)
Para nos tornar conscientes e superar um padrão de doença, é necessário que tomemos consciência das respostas emocionais que nos tornam inconscientes de suas causas.
A atenção direcionada para a situação a prolonga (para onde vai a atenção vai a energia).

ATENÇÃO – energia
INTENÇÃO – transforma
Energização e Transformação

Para os estudiosos da HUNA, tem a ver com Sétimo Princípio PONO, o “Tecelão de Sonhos”, Flexibilidade. Existem muitas maneiras de fazer as coisas.

Deixe um comentário