Associação de Estudos Huna

Artigos

Interagindo com a Sombra

Se não convivermos com a nossa sombra, seremos caolhos, vemos com um olho só, sem incorporar a outra metade e acabamos sendo cruéis com os outros, cobradores, duros cobradores, nos descontando nos outros.

A santidade não é unilateral, só buscamos a luz, o brilho, a virtude, se conhecemos o outro lado. O caminhos da percepção ou do equilíbrio engloba tudo, a partir de um núcleo profundo que se cria, vai atraído o denso e o escuro, o sutil e o claro, os anjos bons e os anjos ruins.

A intenção é integrar essas forças de forma criativa e benfazeja.

Importa é acolher a nossa sombra, a nossa pequenez, a nossa mediocridade.

A condição de ser adultos, humana e espiritualmente, é de assimilar a condição diabólica (ignorância, medo), junto com a condição simbólica.

No caminho da espiritualidade há LUZ e SOMBRA, os obstáculos nos obrigam a nos auto-superar. Como dizia Nitzsche: “o que não nos mata nos fortalece”.

Só lidando com os opostos pode-se ir além de todos os opostos. Deus é compassivo com quem precisa de compaixão.

Reconciliar esses arquétipos dentro de si, buscando a totalidade humano/divina, se movendo do meio do núcleo energético anímico, da profundidade abissal do ser humano. Não negue, mas também não se deixe levar pela sombra. Acima de todas as conquistas e dons, está o “vencer a si mesmo”, voluntariamente. E acolher a negatividade é a verdadeira alegria. É aquela sensação de gratificação, ou iluminação, êxtase, ou biblicamente: Espírito Santo.

Alegria genuína é conviver com a negatividade e ser mais forte que ela. É crer na força interior da Luz. Um pouco de luz que se ascenda de noite, brilha por ela mesma e mostra o caminho.

Você pede a Deus para ser mais forte que as ondas? Ou prefere ficar na praia tranquilo, sem confrontar o mar.

A fé tem como oposição, não o ateísmo ou a negação de Deus, a oposição da fé é o MEDO. quem tem fé, não tem medo.

A fé útil é a que pede a Deus: “me entende, me proteja, me dê saúde, inteligência. A fé plena, a fé preciosa é quando nada se pede a Deus. É a que expressa o Deus que existe em você. A preciosa tem o efeito da superação de todos os medos e por acréscimo, advém a alegria, a jovialidade, a leveza da vida.

São Francisco dizia: “um santo triste é um triste santo”.

A alegria advém da certeza de que Deus é amor, sempre perdoa, por piores que sejam as nossas sombras.

A maturidade humana/espiritual é estar em casa, que é a casa do pai/mãe espiritual que habita o templo de carne, que por ora é a nossa própria casa.

Deixe um comentário