Associação de Estudos Huna

Artigos

Quem somos?

Somos, antes de tudo, energia em movimento, intrinsecamente ligados às leis universais que regem a natureza. Ao observarmos os ciclos naturais, testemunhamos sua magia, um conhecimento profundamente expresso na mitologia.

Os quatro elementos fundamentais, fogo, terra, água e ar, são a base de toda magia. Os deuses do fogo controlam a vontade, as deusas da água os sentimentos, os deuses do ar atuam na inteligência, e as deusas da terra regem a matéria. Na astrologia, os astros influenciam os seres humanos de acordo com sua data de nascimento, estabelecendo relações com os elementos.

Ao compreendermos e conscientemente utilizarmos as energias ativas do fogo e do ar, revelamos o funcionamento da mente. O fogo representa a intuição e impulsividade, enquanto o ar reflete a lógica e intelectualidade. A maestria sobre esses elementos proporciona um funcionamento mental superior.

Aqueles que dominam os quatro elementos detêm o segredo da totalidade. Eles podem suprir suas necessidades materiais e manter um corpo saudável, encontrando equilíbrio nas energias. Excesso ou carência desses elementos nos tornam incompletos e infelizes.

A alquimia, o processo interior de transformação, permite-nos realizar experimentos em nosso laboratório interior, onde ocorre a alquimia pessoal. Alguns recebem esses elementos em suficiência por herança, enquanto outros precisam obtê-los do mundo para viver em harmonia.

Podemos transmutar esses elementos, transformando suas energias, sem competir com ninguém. A harmonia dos elementos reflete em nossa felicidade, enquanto desequilíbrios resultam em infelicidade e doença.

Renovar o corpo e livrar-se das doenças é uma tarefa sempre possível. Da mesma forma, é possível deixar de ser um perdedor, buscando o conhecimento superior. Somos responsáveis por nossos pensamentos e sentimentos, colhendo o que plantamos.

Se, por vezes, colhemos frutos amargos plantados por outros, é porque permitimos que semeiem em nosso campo. Semear é nossa tarefa, promovendo o desdobramento do “outro” que dorme em nós. O veículo pode ser perecível, mas o espírito vive para sempre.

Nessa jornada, definimos o destino, nosso sonho, cientes de que o caminho não é o destino. O caminho é a nossa realidade, e a alquimia é o que fazemos com nosso sonho e nossa realidade.

Todos possuímos as quatro ferramentas — fogo e ar como eixo ativo, água e terra como eixo reativo. O importante é “apreender”, pois a verdadeira alquimia está em compreender a dança dos elementos em nossa jornada interior.

Deixe um comentário